Pular para o conteúdo principal

Resenha de Série: 13 REASONS WHY



Resultado de imagem para 13 reasons why

SINOPSE: Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.


Segundo dados de 2012 da agência da ONU, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. 

Começar essa resenha falando que precisamos conversar sobre suicídio seria clichê demais para um problema tão grave. Hoje vamos falar sobre uma série que foi além disso, que superou barreiras, que não se importou em florear as coisas, diminuir o impacto, dramatizar e seguir os padrões. 13 Reasons Why foi real, intensa, nua e crua, mas acima de tudo, foi humana - ou, quem sabe, mostrou a falta de humanidade.

Toda vez que venho aqui escrever minha opinião sobre algo que assisti ou li, tento ser o mais sincera possível e agora não vai ser diferente: quando assisti o primeiro trailer da série, imaginei que a história seria algo totalmente diferente. 

Quando a Netflix lançou os 13 episódios na sexta 31, demorei para resolver ir assistir e confesso, quando comecei o episódio piloto denominado "Fita 1, lado A", levei um choque vendo o que realmente a Netflix nos apresenta nessa série que, hoje eu garanto que é uma das minhas preferidas.


Resultado de imagem para 13 reasons why netflix



Hannah Baker era uma garota bonita, com planos após o Ensino Médio, estudiosa, que acreditava no amor verdadeiro, e que de repente vê sua vida virar um inferno ao sair com Justin Foley e acabar virando piada na escola após ter uma foto "intima" vazada.

E a partir dali, Hannah vira alvo de piadinhas machistas, comentários ofensivos que vão se agravando junto com acontecimentos que acabam levando-a a cometer suicídio.

A série nos apresenta um cenário tão conhecido pelos jovens que frequentam escolas, com bullying, preconceito, os alunos populares "zoando" os outros sempre achando que não é nada demais, e sempre esquecendo que toda ação tem uma reação e que as brincadeiras de mal-gosto podem causar danos mais sérios.
Nos mostra a realidade de várias jovens que são estupradas e nunca vistas como vítimas de um crime.



Resultado de imagem para 13 reasons why justin foley




"Você não precisa que o mundo te ame, mas merece que as pessoas te respeite, respeitem seus limites e suas decisões."



Clay Jensen. O garoto apaixonado por Hannah, por quem ela também foi apaixonada, quem está escutando as fitas e tentando entender o que aconteceu na vida de Hannah nas últimas semanas, querendo fazer justiça.

Sem querer dar muitos spoilers, mas já dando, Clay me passou uma imagem de personagem meio chatinho apesar de ser o protagonista. Ele corre atrás de todos os outros para saber o que fizeram, desiste mil vezes de ouvir o resto das fitas e poderia ter salvo Hannah.



"Você deve ter se questionado várias vezes se tem sido uma boa pessoa... preciso que pare de se perguntar e comece a ser."


Resultado de imagem para 13 reasons why serie



A série gerou tanto assunto na internet logo após a estréia que, no Twitter, começaram a subir a tag #NãoSejaUmPorquê, pedindo para as pessoas terem mais consciência das coisas que falam, pedindo para quem passa por situações como a protagonista, que buscassem ajuda, perguntando o que você está fazendo para ajudar alguém. Pode haver uma pessoa do seu lado passando por problemas, pensando em cometer suicídio, e você, vai ajudar ou só ser mais um observador?


"Não há nada de errado em dizer que você precisa de ajuda."



Segundo o CVV, desde a estréia da série, os pedidos por ajuda e mensagens aumentaram em 100%. No Brasil, cerca de 32 pessoas se matam a cada dia. E com a prevenção é possível impedir 9 em cada 10 casos.



A história de Hannah foi ficção, mas inspirada e relatando a realidade de muitos jovens que não se sentem bons o suficiente.
Trazendo cenas chocantes e fortes, a Netflix conseguiu relatar a realidade de forma única, simples e real.

Produzida pela cantora Selena Gomez, 13 Reasons Why - ou Os 13 Porquês, no português - é baseada no livro de Jay Asher, publicado em 2007. 



Resultado de imagem para 13 reasons why suicide scene



"Alguns de vocês se importaram. Nenhum se importou o suficiente. Nem ao menos eu me importei. E eu sinto muito. Esse é o fim da fita 13. Não existe mais nada para dizer."



13 Reasons Why faz um pedido de ajuda em nome de todos os jovens com depressão, só nos resta abrir os olhos e analisar nossas atitudes e ver no que podemos melhorar com nós mesmos e com os outros.

A resenha dessa semana não foi tããão repleta de spoiler assim, e sim mais informativa, para mostrar à vocês a obra prima que a Netflix nos oferece.
Até a próxima resenha! Vejo vocês lá no twitter e instagram. Espero vocês para a gente bater um papo sobre essa série maravilhosa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Melhores Frases: "Um Dia"

Sinopse: “ Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. Um dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pel...

As Melhores Frases: A Escolha - Nicholas Sparks

Sinopse:  Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby aparece na porta. Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele.  Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever. Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escola nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria pelo amor da sua vida?  Muuuito bem!  Isso aqui não é para ser uma resenha, mas eu não consigo falar sobre A Escolha sem citar o quanto me apaixonei por Travis Parker! Todo livro que adoto para a vida, me apaixono por algum personage...

As Melhores Frases: SÉRIE AFTER - Anna Todd

Sinopse: No primeiro livro, Tessa é uma garota de 18 anos que acaba de deixar a casa de sua mãe para ir morar no campus da faculdade. Estudiosa, responsável e recatada, ela não quer saber de festas e nem de paixões. No primeiro dia na faculdade, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, lindo e todo tatuado que implica com seu jeito de garota certinha. Os dois se detestam, mas ao mesmo tempo não conseguem ficar longe um do outro. Logo, começam um relacionamento intenso e turbulento. Consumida por uma paixão que ela imaginava não ser possível, Tessa vê sua sexualidade aflorar. Mas por trás do chame irresistível de badboy, Hardin carrega fantasmas de seu passado, que podem colocar tudo a perder. Depois de Hardin, Tessa nunca mais será a mesma. Com mais um de  um bilhão  de leituras na plataforma online  Wattpad , Anna Todd conquistou o mundo escrevendo fanfic. Quem diria que uma história postada em um aplicativo ganharia essa proporção, que de passadas na tela ir...